Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Enfarpeladasocumveu

Enfarpeladasocumveu

Etratégias de Aprendizagem e Modelos de Colaboração

O cérebro tem necessidade, pela sua função inata, de procura de significado para o que "visualiza".

A aprendizagem de colaboração ou colaborativa permite ao cérebro encontrar significado para o percurso que se constrói, nomeadamente através da exploração de novas informações, especialmente em situações de resolução de problemas. O cérebro é social e por isso gosta de aprender de e com os outros e também gosta de contemplar diferentes pontos de vista, novas perspectivas. A aprendizagem de colaboração também promove a capacidade de resposta ao desafio que o cérebro privilegia.

O trabalho de grupo/equipa potencia o auxílio, a troca, a partilha, o crescimento de todos os elementos do grupo pois a competição e o stress provocado por ela estão fora deste contexto. O cérebro, num cenário tranquilo e acolhedor, sem a ameaça da competição, pode concentrar-se no raciocínio elevado utilizando fundamentalmente o córtex frontal, fugindo ao alerta do "cérebro reptiliano" que nos comanda em situações de perigo, ataque ou fuga e onde o medo prepondera.

Encontrar no modelo colaborativo a estratégia de aprendizagem, por excelência, é uma forma sensata e eficaz de lutar contra o Insucesso Escolar e, consequentemente, contra o Abandono Escolar.