Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Enfarpeladasocumveu

Enfarpeladasocumveu

A desadequação da escola...

"É um facto cientificamente comprovado que o desenvolvimento do cérebro é sensível à quantidade e ao tipo de estimulação que o organismo recebe, sobretudo, na infância. Por exemplo, experiências demonstram que ratos que vivem num ambiente experimental complexo, com mais desafios, desenvolvem um maior número de arborizações sinápticas do que os que vivem em ambientes pobres. Por outras palavras, os seus neurónios estabelecem mais conexões com outras células nervosas, formando redes neurais mais intrincadas e extensas. Portanto, a riqueza e diversidade do ambiente reflectem-se, de forma salubre e vital, na constituição anatómica do cérebro. Dito de outra forma, o ambiente pode favorecer o desenvolvimento neurológico ou prejudicá-lo."

O que faz a escola de hoje? Será que cria ambientes propícios ao desenvolvimento neurológico? Claro que ainda está muito longe de fazer um trabalho adequado às suas potencialidades. Terá que se repensar enquanto organização antes de mais e, depois, terá de avaliar com eficácia os seus actores, mudar os espaços, etc., etc., etc...

 

Veja mais aqui