Segunda-feira, 19 de Março de 2007
Aprendizagem a (em) cru III

O hipocampo situa-se a um nível muito profundo do cérebro, à direita e à esquerda, no interior dos lobos temporais do córtex cerebral. Esta é uma estrutura fundamental para a aprendizagem de acontecimentos de tal modo que, para que algo de novo seja aprendido, deve ser registado no hipocampo.

O caso do doente H.M., que sofria de epilepsia incurável e a quem foi extirpado bilateralmente o hipocampo e áreas circundantes do cérebro, foi muito importante na comunidade neurocientífica internacional e demonstrou a importância atribuida a esta estrutura na aprendizagem, dado que, com a extirpação, deixou de ser capaz de aprender novos conhecimentos, nomeadamente não reconhecia os médicos e os psicólogos que o acompanhavam e que tinham que se apresentar cada vez que o viam de novo, pois ele esquecia-se com quem tinha falado na última vez. Depois da ablação desta estrutura, H.M. era capaz de ler  o mesmo jornal várias vezes e surpreender-se sempre, de novo, com as notícias. Mais difícil ainda foi quando teve de mudar de casa pois não conseguiu orientar-se na sua nova casa. No entanto, embora não fosse capaz de aprender e recordar novos conhecimentos isolados para os quais o contributo do hipocampo é fundamental, tinha capacidade de aprender novas habilidades, tal como a escrita em espelho que entretanto lhe foi ensinada e que aprendeu facilmente. Assim, podemos depreender que facilmente poderia aprender a andar de bicicleta ou a interiorizar regras gerais através de exercícios continuados porque nessas aprendizagens não é preciso o hipocampo. Porém, não era  capaz de se orientar na sua nova casa pois o hipocampo é fundamental para a memorização de locais e para o sentido de orientação espacial.

Os resusltados dos estudos efectuados em animais e alguns em pessoas, mostram como o hipocampo é importante para a capacidade de representação de pormenores. Inclusive podemos dizer que as pessoas que têm maior capacidade de orientação e de representação de locais, têm um hipocampo maior. Contudo, ainda não se descobriu se esta estrutura é maior à partida e por isso é que as pessoas têm maior sentido de orientação ou se se tornou maior depois da estimulado, crescendo, por isso, à posteriori.

(...)


tags:

publicado por enfarpeladasocumveu às 23:20
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Can we edit memories?

Alguns prós e contras de ...

Five Numbers to Remember ...

Experiences Build Brain A...

O cérebro controla quanto...

3 ilusões óticas que desv...

Could changes in thinking...

“Bullying” na infância te...

AS ARMAS BIOLÓGICAS CONTR...

Como o genoma de 14 esque...

arquivos

Maio 2020

Julho 2018

Agosto 2017

Julho 2017

Julho 2016

Março 2016

Dezembro 2015

Março 2015

Janeiro 2015

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2013

Janeiro 2013

Junho 2012

Maio 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Outubro 2011

Novembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

favoritos

Entrevista a Alexandre Fr...

As feromonas da maçã

Reivindicar outra avaliaç...

A coragem para dizer: bas...

Dez Princípios para uma R...

Pode alguém ser quem não ...

links
Artist a Day
https://www.artistaday.com/
TEMPO
 Time in Lisbon
CURRENT MOON
CURRENT MOON
Fazer olhinhos
CITAÇÕES
blogs SAPO
subscrever feeds