Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Enfarpeladasocumveu

Enfarpeladasocumveu

Aprendizagem a (em) cru III

O hipocampo situa-se a um nível muito profundo do cérebro, à direita e à esquerda, no interior dos lobos temporais do córtex cerebral. Esta é uma estrutura fundamental para a aprendizagem de acontecimentos de tal modo que, para que algo de novo seja aprendido, deve ser registado no hipocampo.

O caso do doente H.M., que sofria de epilepsia incurável e a quem foi extirpado bilateralmente o hipocampo e áreas circundantes do cérebro, foi muito importante na comunidade neurocientífica internacional e demonstrou a importância atribuida a esta estrutura na aprendizagem, dado que, com a extirpação, deixou de ser capaz de aprender novos conhecimentos, nomeadamente não reconhecia os médicos e os psicólogos que o acompanhavam e que tinham que se apresentar cada vez que o viam de novo, pois ele esquecia-se com quem tinha falado na última vez. Depois da ablação desta estrutura, H.M. era capaz de ler  o mesmo jornal várias vezes e surpreender-se sempre, de novo, com as notícias. Mais difícil ainda foi quando teve de mudar de casa pois não conseguiu orientar-se na sua nova casa. No entanto, embora não fosse capaz de aprender e recordar novos conhecimentos isolados para os quais o contributo do hipocampo é fundamental, tinha capacidade de aprender novas habilidades, tal como a escrita em espelho que entretanto lhe foi ensinada e que aprendeu facilmente. Assim, podemos depreender que facilmente poderia aprender a andar de bicicleta ou a interiorizar regras gerais através de exercícios continuados porque nessas aprendizagens não é preciso o hipocampo. Porém, não era  capaz de se orientar na sua nova casa pois o hipocampo é fundamental para a memorização de locais e para o sentido de orientação espacial.

Os resusltados dos estudos efectuados em animais e alguns em pessoas, mostram como o hipocampo é importante para a capacidade de representação de pormenores. Inclusive podemos dizer que as pessoas que têm maior capacidade de orientação e de representação de locais, têm um hipocampo maior. Contudo, ainda não se descobriu se esta estrutura é maior à partida e por isso é que as pessoas têm maior sentido de orientação ou se se tornou maior depois da estimulado, crescendo, por isso, à posteriori.

(...)